Dúvidas Frequentes

No momento que estiver preenchendo o formulário para realizar uma cotação ou falando com um de nossos atendentes, tenha em mãos alguns documentos necessários para que a BRAP possa passar um valor preciso e fazer a cotação com as mais variadas seguradoras que trabalhamos atualmente.

Além do CPF, você também precisará estar com o documento do carro, chamado CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). As informações desses itens são essenciais para passarmos uma cotação do seguro de carro.

Endosso é o documento pelo qual são feitas as alterações na sua apólice do seguro quando necessário. Também, em termos mais técnicos, é conhecido como aditivo do contrato de seguro. Por meio do endosso, irá ser formalizado e efetivado todas as modificações no seu seguro necessárias ao longo da vigência. Esse é um dos casos que o preço do seguro pode sofrer algum tipo de alteração.

De modo geral, endosso é quando ocorre uma transferência de propriedade de título, independentemente do ramo. Já endosso de seguro é quando há necessidade de fazer alguma alteração nos dados incluídos na apólice de seguro. Ou seja: você mudou de endereço residencial? Precisa fazer um endosso. Trocou de carro? Precisa fazer um endosso. 

E para garantir que você esteja protegido, fazer um seguro auto é essencial para manter o seu bem resguardado em casos de batidas, colisões, incêndios, danos da natureza, que ocasionem perdas parciais ou perdas totais.

Na Brap Seguros, cotamos com mais de 27 seguradoras, facilitando na hora de lhe apresentar diversas propostas que estejam de acordo com o seu perfil e suas necessidades.

A opção em realizar um endosso seguro acontece em alguns momentos na inclusão ou exclusão de coberturas, por exemplo: deseja incluir carro reserva, retirar uma cobertura de vidros, acrescentar guincho ilimitado, entre outras. Também é necessário fazer um endosso no seguro quando há mudança de modelo do carro, seja para um mais caro ou mais barato, quando há mudança de endereço residencial ou comercial, ou qualquer outra alteração que seja significante na apólice ou impacte diretamente na cobertura ou nos riscos. Esses são apenas alguns exemplos de situações onde é necessário fazer um endosso na sua apólice. Caso tenha dúvida, entre em contato com a Brap Seguros pelo (031) 3771-3178 que iremos lhe dar todo suporte necessário para esta ação.

Temos um horário de atendimento flexível e que busca satisfazer a necessidades de todos os clientes que desejem entrar em contato com a gente para as mais diversas situações, como um endosso do seguro. O contato pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8:30 às 18:00. Se não quiser ligar, acesse a nossa página do Fale Conosco e confira todas as formas de contato.

Normalmente, endossos ocasionam alterações no valor do seguro, pois há uma mudança no risco calculado inicialmente. Essa alteração de valor pode ser para mais ou para menos, dependendo do que foi solicitado.

Em casos de mais coberturas ou mudanças que inflacionem o preço, será necessário pagar a diferença. Já em casos de exclusões de coberturas ou alterações que diminuam o preço, a seguradora faz a devolução do dinheiro já pago.

Alguns exemplos de endosso de seguro: mudar de uma região com maior índice de roubos para uma região com menor índice pode gerar uma devolução de valores para o segurado da mesma forma que fazer o processo inverso pode resultar no aumento do preço.

No entanto, há também endossos que não geram diferenças de valores, como simples alterações que não afetam o diretamente risco, como: correção do nome do cliente que pode estar com erros de digitação, correção da cor do veículo, numeração do documento, etc.

Mantenha a corretora e a seguradora atualizadas sobre suas informações

É extremamente importante manter a seguradora e a corretora, no caso, a Brap Seguros, informada sobre qualquer mudança que haja no seu perfil, pois para que a cobertura do seu seguro esteja válida, todas as informações devem estar atualizadas.

Por isso, se tiver dúvidas em relação a qualquer alteração, é importante entrar em contato para auxiliarmos no seu caso.

Quem já tem seguro de carro, na primeira renovação sempre se depara com uma informação, caso não tenha sofrido nenhum sinistro no último ano: a classe de bônus. Um adicional que, em geral, pode dar bons descontos. Mas afinal, o que é a classe de bônus e para o que ela serve?

A classe de bônus é usada na hora da renovação de uma apólice, ela é considerada um “indicador de experiência” do seu seguro. As classes podem ser explicadas da seguinte maneira: para cada ano sem sinistro, o cliente ganha um “ponto”, chamado de classe de bônus.

Com o passar dos anos e a não utilização do seguro, essas classes vão acumulando e fazem com que o desconto seja maior a cada renovação. Quanto maior a classe, melhor e maior o desconto que o cliente obtém nas renovações. A ideia do bônus é justamente “premiar” o segurado que, ao longo da vigência, não registrou nenhum sinistro. Em outras palavras, se não usar o seguro para situações como batidas, indenizações de perda parcial ou total e roubo/furto, o segurado terá direito a um desconto (bônus) no ano seguinte.

É importante salientar que, mesmo que você troque de seguradora em uma renovação, você terá sua pontuação garantida e a sua classe de bônus não muda. Outra informação relevante a ser levantada: o bônus é pessoal e intransferível. Ou seja, se você tem uma classe de bônus 5, você não pode transferi-la para o seu pai, irmão ou cônjuge para aumentar e obter um desconto maior. O único jeito dela aumentar é com o passar dos anos sem que você sofra um sinistro.

Realizar o contato com sua seguradora para usar serviços da Assistência 24h é uma das práticas que não afetam a classe de bônus. Por isso, se você acionar um guincho, por exemplo, você não perde a sua classe de bônus atual.

Outras situações que não causam a perda da classe de bônus é utilizar a cobertura de danos a vidros, acidente com terceiros ou benefícios como apoio residencial. Nas três hipóteses, a sua classe de bônus fica intacta.

Sinistro é uma ocorrência de todo evento que tem cobertura no seguro contratado e esteja especificado na apólice. Basicamente, sinistro é quando você bate o seu carro de forma involuntária e havia sido contratado a cobertura para colisões, por exemplo. Ou quando o seu carro é furtado ou roubado e isto também estava previsto na apólice.

Por outro lado, se o seu carro é roubado e você não contratou a cobertura para roubo ou furto, o evento ocorrido (o roubo do veículo, neste caso) não pode ser considerado um sinistro, pois os prejuízos não estarão cobertos pelo seguro.

Quando ocorre um sinistro, há duas maneiras de receber a indenização da seguradora, são elas a indenização parcial ou indenização integral. O critério objetivo para classificar um sinistro como perda parcial ou perda total é o seguinte: se o valor para o conserto for inferior a 75% do valor do veículo, é considerado perda parcial. E se o valor dos reparos for igual ou maior que 75% do valor do veículo, é caracterizado como perda total. Veículos segurados que são roubados ou furtados e que não forem localizados são indenizados integralmente. Por outro lado, se o seu veículo foi roubado e antes de você ser indenizado o carro for localizado com danos, neste caso será feita a mesma análise se o valor do conserto atinge ou não 75% do valor do veículo.

Com relação às perdas parciais, as seguradoras tentam ao máximo agilizar o processo para ajudar o segurado, por isso, costumam firmar parcerias com oficinas e fornecedores credenciados para atendimento aos carros sinistrados e perda parcial. Essas prévias negociações resultam em descontos vantajosos para as partes envolvidas, seguradora e segurado. Os valores da franquia, nestes casos, podem ganhar boas porcentagens de desconto. Vale entrar em contato com a sua seguradora e saber se ela dispõe de algum tipo de parceria com oficinas, caso seja necessário o conserto do seu carro.

Quando ocorre um sinistro, como citado anteriormente, há dois tipos de acontecimentos: com perdas parciais e perdas totais. A indenização parcial acontece quando os danos que o carro sinistrado sofreu sejam passíveis de conserto, ou seja, ainda pode ser encaminhado para reparo em uma oficina.

Vale lembrar que a seguradora considera perda parcial quando os danos de um sinistro podem ser consertadas por um valor abaixo de 75% da avaliação do carro, do contrário, passa para a ser configurado como perda total. Para isso, é feito uma vistoria.

Assim, quando o carro é configurado como uma perda parcial, há uma avaliação para verificar o custo para o conserto dos danos e onde ele será consertado. A seguradora irá se responsabilizar pelo reparo do veículo, ficando o segurado responsável pelo pagamento da franquia, que é a participação do segurado nos prejuízos. Essa informação pode ser encontrada na sua apólice de seguro.

Agora, quando os danos do veículo foram muito graves, e o custo for superior a 75% do valor do veículo, a seguradora arcará com o prejuízo integral do carro, afinal, o carro sinistrado foi configurado como perda total.

Sim. Não realizar o pagamento do seguro pode resultar na perda da cobertura do seu carro. No entanto, há um pouco mais de complexidade nesse processo, pois a Tabela de Prazo Curto precisa ser levada em consideração.

Na hipótese de você não pagar uma ou mais parcelas do seguro, a vigência da sua apólice será reduzida e, consequentemente, a cobertura do seu seguro também. A redução de vigência por inadimplência é calculada segundo a Tabela de Prazo Curto, que consta nas Condições Gerais de todos os seguros. Para cada percentual do prêmio pago, há um prazo de vigência correspondente. Por exemplo: se foi pago 50% do valor do seguro, segundo a Tabela de Prazo Curto, o segurado terá cobertura de 120 dias. Para saber o restante dos valores, procure nas Condições Gerais do seu seguro e informe-se sobre os prazos. O prazo da Tabela de Prazo Curto não varia de acordo com a seguradora, todas têm a mesma regra.

Se você optou por pagar o seu seguro com boleto bancário, por exemplo, e perdeu uma das vias, entre em contato imediatamente com a Brap Seguros solicitando uma nova via para realização do pagamento. Nós temos uma equipe de atendimento voltado para o Pós-Vendas, que lhe dará todo suporte necessário em caso de necessidade de ajustes no pagamento, problemas com pagamento em atraso, alteração da forma de pagamento, perda da 1ª via, problemas no débito automático, cartão de crédito ou alteração dos dados bancários. Basta entrar em contato com a gente no (031) 3771-3178 ou optar por algumas das formas de contato presentes em nossa página do Fale Conosco

Essa é um caso delicado e que precisa de muito cuidado. Por exemplo: se você fechou o seu seguro dia 1º de janeiro e o pagamento estava programado somente para o dia 5, mas no dia 3 você bateu o carro ou teve o mesmo roubado, realize o pagamento até a data de vencimento para estar coberto. Se não realizar o pagamento, você não receberá a indenização.

Pague o seguro sempre em dia para não correr qualquer tipo de risco. Por isso a indicação do débito em conta e do cartão de crédito é tão útil e vai lhe ajudar na organização dos pagamentos.

Em quanto tempo minha apólice é cancelada por falta de pagamento?

Contratar um seguro auto com a Minuto Seguros lhe dá a possibilidade de negociar o pagamento da forma que mais lhe convir, seja ele por boleto bancáriodébito em conta ou cartão de crédito. Algumas formas de pagamento, como cartão de crédito e débito em conta são mais indicadas pelo fato da probabilidade do esquecimento do pagamento seja quase nula, afinal, o processo torna-se automático.

O parcelamento do seguro também é possível na Brap Seguros. A quantidade de vezes depende da seguradora escolhida: cada uma tem a sua própria regra.

Vale mencionar que é importante manter o pagamento do seguro em dia, pois na falta de pagamento de uma ou mais parcelas, você pode perder a cobertura do seu carro com base na Tabela de Prazo Curto.

Após o dia de vencimento de sua apólice, em média, as seguradoras permitem 15 dias para você fazer a regularização do pagamento, mas com uma cobrança de juros.

Passado esse prazo limite para a efetuação do pagamento, a seguradora cancela a apólice e não há como reabilitá-la. Neste caso será necessário fazer um novo seguro para ter cobertura novamente.

Caso o pagamento seja efetuado no último dia do prazo limite, as seguradoras esperam em média 3 a 5 dias para haver a compensação do valor.

É importante lembrar que o segurado tem a possibilidade de alterar o vencimento de sua parcela, mas não tem condições para mudar o número de parcelas escolhidas. Depois de fechar o seguro, não é permitido a alteração na quantidade.

 

Atente-se na forma de pagamento de seu seguro para não correr risco de perder a sua cobertura!

Se a forma de pagamento não estiver agradando, mude antes do seguro ser cancelado

Atente-se a forma de pagamento e mude se não estiver conseguindo quitar as parcelas por conta de uma data ruim. Não realizar o pagamento do seguro pode resultar na perda da cobertura do seu carro.

Suponha a seguinte situação: na hipótese de não haver o pagamento de uma ou mais parcelas do seguro, a vigência da apólice será reduzida e, consequentemente, a cobertura do seguro também.

Essa redução da vigência devido a inadimplência será calculada com base na Tabela de Prazo Curto, que consta nas Condições Gerais de todos os seguros. Para cada percentual do prêmio pago, há um prazo de vigência correspondente. Por exemplo: se foi pago 50% do valor do seguro, segundo a Tabela de Prazo Curto, o segurado terá cobertura de 120 dias.